palavra da quinta-feira: parcimônia

beber, rezar, fumar — com parcimônia

NOTA AOS LEITORES

Após diversas reuniões morosas, a equipe do Sopro de Palavra decidiu, por unanimidade, migrar do Substack para o Beehiiv. O principal motivo é nossa discordância com a insistência em que os assinantes baixem o aplicativo, o que contraria nossa proposta de entregar as palavras por e-mail, com menos ruído e maior conveniência para todos. Agradecemos a compreensão e contamos com vocês nesta nova etapa.

Louise, Chief Word Officer (CWO)

A palavra de hoje foi inspirada pelo mês de janeiro. Na infância, quando minha mãe me dava dinheiro, ela dizia: “Use com parcimônia”. Sempre achei bonito esse gesto dela (além do gesto de me dar dinheiro, claro).

Mas a parcimônia vai muito além de gastos: podemos praticá-la com o nosso tempo, com o consumo de álcool e outras drogas, no uso das redes sociais e com recursos naturais. Dedico a edição de hoje aos dois ou três gatos pingados do meu círculo de amigos que a praticaram em janeiro.

Parcimônia não é só uma palavra, é um estilo de vida.

Significado

Substantivo feminino
1. qualidade ou característica de parco
2. ação ou hábito de fazer economia, de poupar; economia

Exemplos de uso

Mesmo se beber com parcimônia, não dirija.

A parcimônia na administração financeira da família foi fundamental para enfrentar os tempos difíceis.

A comunidade rural pratica parcimônia no consumo de água durante os períodos de seca.

Etimologia

A palavra parcimônia vem do latim parsimonĭa ou parcimonĭa, que significa "economia" ou "moderação". Está ligada à raiz parc(i)-, que tem a ideia de "pouco" ou "comedido". O primeiro uso registrado da palavra no formato parsimonia ocorreu em 1720.

Pratique!

Utilize a palavra do dia com criatividade.

Todo final do mês, escolhemos as melhores respostas para compor a nossa Recapitulação Mensal.